O GRUPO



O GRUPO TEATRAL CORDEL DO PAU QUEBRADO esta aumentando sua credibilidade ao seu publico e vem sendo requisitado para varias apresentações onde completou sua 106º apresentação com as poesias (Paisagem de interior, Quatro avemaria bem cheia de graça, Manicure fofoqueira, Virgulino Lampião deputado federal poesias do poeta Jessiêr Quirino, o grupo tem com objetivo principal levar e recuperar a pratica da leitura dos livretos da literatura de cordel.

-------------------
O NOME
-------------------



O nome CORDEL DO PAU QUEBRADO foi uma mistura dos nomes "Cordel do" tirado da banda Cordel do Fogo Encantado, "Pau" da Banda Pau e Corda e fazendo a junção de "Cordel do" + "Pau" + "Quebrado" deu-se origem ao Nome GRUPO TEATRAL CORDEL DO PAU QUEBRADO.
-------------------
ORIGEM DO GRUPO TEATRAL CORDEL DO PAU QUEBRADO
-------------------



O GRUPO TEATRAL CORDEL DO PAU QUEBRADO deu origem através de uma idéia dada pelo prefeito de CERRO CORÁ "João Batista de Melo filho", onde ele lançou a proposta de se trajar e fazer o recital num dos maiores eventos de cultura da região seridó FESTIVA DE INVERNO DE CERRO CORÁ/RN dês de la viajamos pra varias cidade, entre elas estão São Vicente/RN, Currais Novos/RN, São José do Seridó/RN, São José do Minpibu/RN, Cerro Corá/RN, Natal/RN, Mossoró/RN, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RN e Recife/PE.







-------------------
OUTROS TRABALHOS
-------------------


II Auto de Natal de Cerro Corá
O grupo Teatral Cordel do Pau Quebrado Fecha 2007 com chave de ouro, realizando o II Auto de Natal de Cerro Corá onde teve a direção geral de Júnior (Caçarola), Iluminador Francesco, Sonoplasta Letto, Assistente de direção Regiane Simões.
O II Auto de Natal de Cerro Corá contou com um elenco de 17 pessoas entre educadores e alunos de escolas publicas de nosso municipio. Teve patrocinio total da Prefeitura Municipal de Cerro Corá /RN...



O grupo também realiza outro trabalha fora do recital poético como, a capacitação de novos artistas onde tivemos como capacitadores o Grupo Cumbuca Teatral & CORDEL DO PAU QUEBRADO tendo como resultado o AUTO DE NATAL DE CERRO CORÁ, e formando multiplicadores do teatro. Tivemos no dia 31/03/2007 realizando um micro oficina de teatro na cidade de São Vicente/RN onde pessoas tiveram o prazer de conhecer o teatro Netota criado pelo CORDEL DO PAU QUEBRADO. O teatro Netota é uma mistura de teatro moderno com poesia de cordel e técnicas de capoeira angola e danças afro onde o Atores/Atrizes são narradores e personagem ao mesmo tempo, dando também a liberdade do grupo apresentar-se com um ou todos os Atores/Atrizes. Neste festival de inverno em Cerro Corá tivemos mais dois resultados de nosso trabalho com a apresentação do "OS ANIMAIS TINHÃO RAZÃO" de Antônio Francisco e "MÃES ÓRFÃS", que fez o maior sucesso de critica entre o povo de Cerro Corá/RN.

-------------------
O QUE PRETENDEMOS
-------------------
Fundar uma associação para buscar fundos para manutenção do grupo e criação de uma sede fixa onde poderíamos realizar outro trabalho, dando continuidade as oficinas continua de teatro.
-------------------
AGRADECIMENTOS
-------------------

Agradecemos as pessoas que apoiou nossas idéias como O CASARÃO DE POESIA, INOVA BOOKSTORE, CACTUS, MODA EM COURO, PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ, A PORFESSORA ANA MARCEDO, FUNDAÇÃO JOSE BEZERRA GOMES, E EM ESPECIAL A TOINHA DO TALHER POTIGUA, A QUAL TEM SENDO UMA MÃE PARA NOS, AGRADESSO TAMBEM A TODOS OS MEUS INIMIGOS.



-------------------
REPORTAGEM
-------------------

Reportagem 11 de maio de 2009

Reportagem publicada pelo Grupo Cnagitos falando sobre a nova formação do grupo e a apresentação do grupo que retorna a cidade de origem no VII festival de Inverno de Cerro Corá/RN.
http://www.cnagitos.com/cordel_pauquebrado.htm


Repostagem 2008
Revista Preá onde retrata o grupo como um dos que mais se destacaram no ano 2008 na arte de cultura popular nordestina



Reportagem - 31 de outubro de 2007
Reportagem no diario de Natal, onde fala sobre apresentação de número 100 do grupo cordel do pau quebrado. Jornal para download http://pesquisa.dnonline.com.br/document/?down=20234

Reportagem - 23 de julho de 2007
Uma Reportagem completa do Cordel do Pau Quebra no Jornal é publicada em 23 de julho de 2007 no jornal " POTIGUAR NOTÍCIAS - http://www.potiguarnoticias.com.br/" Fazendo um relato completo sobre o nosso grupo" em Nome de Todos Que Fazem Parte do CORDEL DO PAU QUEBRADO OBRIGADO A VOCÊS DA REDAÇÃO DO JORNAL POTIGUAR NOTÍCIAS e em especial uma abraço forte igual a uma cirurgia da amorroida ao caro amigo Jornalista
Cefas Carvalho.
.
Reportagem - julho de 2007
O CORDEL DO PAU QUEBRADO se faz presente em mais um jornal dessa vez no CIRCULADOR circulador@rn.gov.br em destaque Origem do Grupo e Trabalhos Realizados. Em nome de Todos Que Fazem Parte do CORDEL DO PAU QUEBRADO OBRIGADO A VOCÊS DA REDAÇÃO DO CIRCULADOR e em especial uma abraço delicado igual procurar penico no escuro ao caro amigo Jornalista Cefas Carvalho.


5 comentários:

maciária disse...

e um prazer imenço pra mim aki deixar minha marquinha.
com um pouco de saudade do cordel pois fasso parte do grupo + por alguns motivos ñ estou podendo participar por enquanto.
grupo esse que me encantou pois antes de fazer parte era super fã.
e ainda sou,agradeço e Deus tudo que aprendi nessa escola de cordel,e ao mestre junior,pessoa batalhadora q/ me agudou muito.
um abraço a todos (MÁ).

Unknown disse...

o cordel é sangue vivo ... vibrando em vida da poesia...
me sinto fantasiada pela poesia que mim propocionao o cordel.... um abraço é norme pro grupo a qual pertenço de alma e corpo....

São Vicente - RN disse...

Parabéns a você Júnior e a todos que fazem o Cordel do pau quebrado, estou feliz em saber que vocês continuam firmes e fortes levando alegria, cultura e encantamento por esses sertões à fora. Um abraço apertado de sua amiga vicentina, Maria Medeiros.

Aristóbulo Lima disse...

isso aí, Caçarola, contine sendo esse guerrilheiro da cultura nordestina, e que você como capitão desta nau fabulosa da cultura brasileira (o Cordel do Pau Quebrado) contune navegando forte e incólume (e sem afundar) nesses oceanos pseudo-globalizados de fétida e indigesta cocacola, levando consigo a beleza das cores do estandarte da única cultura absolutamente nacional, a cultura sertaneja, nordestina e BRASILEIRA!!! Sucesso pra você e sua trupe!

Anônimo disse...

oi eu sou a nina da apresentaçao de currais novos..adorei o grupo e gostaria ter v6 no orkut!
jack,junior e claus!