Cordel do Pau Quebrado em nova performance

Um dos mais conhecidos poetas populares do Brasil, o paraibano Jessier Quirino se autodenomina: “Eu sou arquiteto por profissão, poeta por vocação e matuto por convicção”. É essa matutice que gera uma das melhores expressões da cultura nordestina: A poesia Matuta.
Nesta linha o nordestino é imbatível, com nomes como Ariano Suassuna, Antonio Francisco, Patativa do Assaré e Coroné Cafuçu, só para citar alguns. Unindo a poesia matuta, teatro, expressão corporal e uma boa pitada de humor, surgiu em 2006, na cidade de Cerro Corá, o grupo teatral Cordel do Pau Quebrado.
Apesar do pouco tempo de estrada, o grupo tem no currículo apresentações memoráveis em todo Estado. O projeto de montar o grupo nasceu depois que o então prefeito João Batista da "Terra do Festival de Inverno, surgeriu a idéia. O sucesso foi imediato. Recitando e interpretando poesias matutas memoráveis como Paisagem do Interior, de Jessier Quirino, o Cordel do Pau Quebrado agradou muito, daí por diante, surgiram os convites para se apresentar eventos culturais como a entrega do Prêmio Cosern de Literatura, durante a Feira do Livro, em Mossoró.

 
O grupo tem à frente o poeta popular e ator Junior Caçarola, e na primeira formação tinha a participação da escritora Geilza Souza. Desde abril de 2008, o grupo deu uma parada nas apresentações, e vinha só trabalhando oficinas.
Para 2009, o Cordel do Pau Quebrado vem com muitas novidades, entre elas uma nova formação “Na primeira formação o grupo era composto só por atores de Cerro Corá, nesta nova etapa a formação é “curraiscorá”, também com atores de Currais Novos", disse Caçarola. Na nova formação, além de Caçarola, estão os atores Jack e Claus, a musicalidade e sensibilidade de Paula Érica e o artista plástico Naldinho, pense numa mistura!
Depois de dois anos, o Cordel do Pau Quebrado volta a se apresentar no principal evento da sua cidade natal, o Festival de Inverno. Na nova performance “Pra um êpa só faltou uma dedada”, o Cordel traz poesia matuta de Jessier Quirino e Antonio Francisco, intercalada com canções interpretada por Paula Érica.
Para o diretor Junior Caçarola, a expectativa do grupo com a nova formação é a melhor possível. “Quando a gente formou o grupo buscamos pessoas que não só gostasse de teatro, mas que vivesse de teatro, acho que isso faz parte do amadurecimento do Cordel do Pau Quebrado”, disse
Para o recém-chegado Jack, que interpretou Jesus Cristo, no espetáculo Paixão de Cristo, do Grupo Adoleart, de Currais Novos, a experiência com recital será uma novidade em sua carreira. “É uma experiência nova, mas estou gostando muito, se depender de mim, vai ser um sucesso”, afirmou.
No blog oficial (www.cordelpauquebrado.blogspot.com) do grupo pode-se conhecer mais detalhadamente a história e um pouco da performance do Cordel do Pau Quebrado. Se quiser prosear é só ligar no (84) 8889-8050, e falar com Caçarola, em pessoa.

E assim, continua a história de um grupo muito persistente e talentoso, que promove o encontro dos matutos, que nasceu meio sem querer e virou sucesso driblando todas as adversidades comuns a quem inventa de mexer com cultura neste país, mas como a Fênix, ressurgiu com toda força pronto para promover a arte popular. Oxente!!!
Júnior faz questão de citar umas das poucas empresas que tiveram a visão cultural e educativa do Cordel do Pau Quebrado e o ajudaram desde o ínício. "Faço questão de citar a Cactus Roupas e Acessorios e Moda em Couro, em Cerro Corá, que nos ajudaram muito desde o início e a vocês do CN Agitos que sempre divulgaram nosso trabalho", lembrou.

O Cordel do Pau Quebrado se apresentará no dia 31 de maio, dentro da programação do Festival de Inverno, em Cerro Corá.



Por Fátima Souza - Da Redação
Ilustração: Manuel

Nenhum comentário: