Rapel no Açude Gargalheiras é destaque no roteiro de aventura do Seridó

Para divulgar os roteiros de aventura e ecoturismo do Seridó, o governo do Estado, através da Empresa de Promoção do Turismo (Emproturn), e o SEBRAE-RN, com apoio das agências de turismo Tempo de Aventura e Vitória Régia Turismo, realizou no início de setembro um trip press (viagem para jornalistas e operadores) para conhecerem as potencialidades daquela região.
O destaque do roteiro foi o rapel no açude Gargalheiras, em Acari, além da visita à Mina Brejui, em Currais Novos. Participaram jornalistas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. As operadoras convidadas foram Ambiental Expedições e Freeway Ecoturismo, ambas de São Paulo.



O grupo de jornalistas, fotógrafos e operadores viajou em três Land Rovers com motoristas e guias experientes nesse tipo de roteiro, que incluiu ainda uma visita ao sítio arqueológico de Xique-Xique I, em Carnaúbas dos Dantas, onde é possível observar pinturas e gravuras rupestres de civilizações antigas que habitaram o sertão nordestino.


No pernoite na pousada dos Cajueiros, em Lagoa Nova, no primeiro dia do roteiro, os jornalistas e operadores foram recepcionados pelos donos, o casal Gilberto Gomes e Maria Eliane Medeiros, que mostraram um pouco da potencialidade da Serra de Santana, situada a 733 metros acima do nível do mar.

Após a exibição de um vídeo do Sebrae-RN sobre a região, o pessoal assistiu a uma apresentação do grupo Cordel Pau Quebrado, de Currais Novos. Finalizando a noite, com temperatura de 16 graus centígrados, foi servida uma Galinha com Arroz de Festa à moda dos Cajueiros. Como sobremesa, fondue de frutas com chocolate.

No segundo dia do roteiro, logo cedo, o grupo desceu a Serra de Santana e foi conhecer a Mina Brejui, em Currais Novos. Depois de um tempo fechada, com o declínio da exploração da scheelita, a mina pertencente à mineradora Tomaz Salustino voltou a sua produção em 2005, quando também começou a ser explorada como atração turística. Com o acompanhamento de um guia, os jornalistas e operadores entraram numa das galerias da mina e conheceram um pouco o trabalho de exploração da scheelita.

Numa brincadeira do guia, ao grupo foi solicitado que permanecesse em silêncio enquanto as luzes do túnel permaneceriam apagadas. Na escuridão e no silêncio total, de repente, ecoa um som das profundezas da terra, causando arrepios em alguns dos visitantes. A origem desse som, só indo visitar a Mina Brejui para descobrir os mistérios que escondem aquelas galerias subterrâneas que se estendem pelos cerca de 60 quilômetros de túneis no município de Currais Novos.

Continuando roteiro do Seridó, depois da visitação à mina e ao museu, o grupo de intrépidos repórteres de turismo foi conhecer o Açude Gargalheiras e subir uma montanha com cerca de 200 metros de altura onde se faz rapel e escalada.

Com o apoio da Vitória Regia Turismo, de Currais Novos, e do pessoal do Desafio Vertical de Serra Caiada, o grupo da imprensa realizou o rapel em uma rocha com cerca de 40 metros de altura. Na parte de cima, organizando a descida, ficou Edervan Menger, campeão Estadual de Escala Esportiva, e Irae, outra fera desse tipo de esporte. Lá embaixo, segurando a corda, Den transmitia segurança aos novos praticantes de rapel.

Acompanhando o pessoal, ainda estava Régia Dantas, da Vitória Régia Turismo, que forneceu as informações necessárias para que os jornalistas pudessem escrever suas reportagens sobre os atrativos do roteiro do Seridó. Segundo ela, no rapel, o pessoal do Desafio Vertical de Serra Calhada presta toda a assistência para que os turistas de roteiros de aventura possam desfrutar de total segurança na prática desse tipo de atividade na região.

O rapel tem duas categorias: positivo e negativo. O positivo é a descida onde os pés têm contato com a parede durante a descida. Já o negativo, é a descida praticada em vãos livres, onde não há contato dos pés com a parede ou rochas. No caso de Acari, a descida foi positiva.

A maioria dos jornalistas que subiu até o alto da montanha fez o rapel e ainda pode desfrutar de uma paisagem única do açude Gargalheiras. Depois, já bastante cansados, o grupo foi almoçar no restaurante da pousada Gargalheiras.

Num dia bem puxado, já no fim de tarde, o grupo foi visitar o sitio arqueológico Xique-Xique I, no município de Carnaúba dos Dantas, a 20 km de Acari. A região tem cerca de 80 sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Na entrada da área fica a casa de José Ladislau dos Santos, 71 anos, o Deca Marinheiro, que gosta de contar histórias. Foi ele quem descobriu as pinturas desse sítio, que é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que está fazendo a catalogação das pinturas da região. O IPHAN está concluindo a construção de uma passarela de madeira para facilitar o acesso dos turistas ao local onde estão as pinturas que datam de nove mil anos.

No trajeto para o sítio Xique-Xique I, à margem da rodovia que liga Carnaúba dos Dantas a Paraíba, os jornalistas passaram para conhecer o castelo em estilo medieval do Bivar, que foi usado como cenário para uma seqüência do filme “O Homem que Desafiou o Diabo”, baseado no livro “Pelas de Ojuara”, do potiguar Nei Leandro de Castro. Dirigido por Moacyr Góes, o filme conta a história de Zé Araújo, interpretado pelo ator Marcos Palmeira, um caixeiro-viajante mulherengo que só se mete em confusão pelas suas andanças pelo sertão.

Ao final do roteiro, o grupo de jornalistas conheceu a Casa das Oficinas de Artesanato de Carnaúba dos Dantas e os trabalhos ali realizados e comercializados. Com a presença do prefeito, Alexandre Dantas de Medeiros, os jornalistas participaram de um jantar e depois puderam assistir a apresentação da Orquestra Filarmônica de Carnaúba dos Dantas. O prefeito falou da cultura da cidade e citou alguns nomes, como o músico, mastro e compositor Tonheca Dantas, autor de mais de mil peças musicais, entre elas a valsa Royal Cinema, executada pela rádio BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial.

ROTEIROS DO Seridó
Rapel, esclada em rocha, trekking, espeleoturismo, tirolesa, off Road e muito mais nos roteiros de ecoturismo, aventura e cultural pela região do Seridó. Para quem gosta dessas atividades ou deseja conhecer um pouco da cultura desse povo seridoense, a Vitória Régia Turismo, com sede em Currais Novos, oferece três roteiros especiais pela região, distante cerca de  180 km de Natal.

O Roteiro Arqueológico da Vitória Régia indica os caminhos para se descobrir um verdadeiro tesouro arqueológico na caatinga do Seridó, que esconde sinais de antigas civilizações. São cerca de 80 sítios arqueológicos catalogados na região, com destaque para os mais visitados, como o Xique-Xique 01 e Talhado do Gavião, em Carnaúba dos Dantas, além do sítio Mirador em Parelhas.

O Roteiro de Aventura proporciona ao turista conhecer o Seridó de forma diferente, onde é possível caminhar, remar, pedalar, fazer rapel e escalada, além de observar toda a flora e fauna dessa região potiguar tão peculiar. Segundo Régia Dantas, da Vitória Régia, o roteiro proporciona conhecer uma das mais exóticas paisagens do interior do Brasil em meio às matas da caatinga e à hospitalidade do povo seridoense. “As atividades mais praticadas no momento são rapel, canoagem (travessia de canoas em açudes), trilhas ecológicas, tirolesa, cicloturismo, espeleoturismo (explorarão de cavernas) e off Road”, explica.

O terceiro Roteiro Escocultural é um mix de passeios, que possibilidade conhecer o outro lado da caatinga, com a sua diversidade de fauna e flora, além de sua rica e farta culinária, associada a sua riqueza cultural.

A Vitória Régia Turismo descreve assim este roteiro: “Uma paisagem de impressionantes formações rochosas que esconde vestígios do passado. Sinais de uma cultura ancestral que compõem um legado arqueológico que emana por todos os redutos dessa região. Venha conhecê-los. Embarque nesta emocionante experiência de cultura e descoberta”.

O roteiro inclui visita a Mina Brejuí – Maior Mina de Sheelita da América Latina, em Currais Novos, o Açude de Gargalheiras e o Museu do Homem do Nordeste, em Acari, além de igrejas e casarios das cidades da região visitadas. Segundo Regia Dantas, a gastronomia e o artesanato do Seridó também fazem parte desse roteiro. “A nossa região abriga uma natureza selvagem de muita beleza, formada por rochas, trilhas, rios, açudes, tanques naturais e vegetações rasteiras”, disse ela.

O sertão místico de vaqueiros corajosos, que varam a espinhosa vegetação da caatinga em sua roupa-de-couro, em desabaladas carreiras, na "pega" do boi bravo, sem outro equipamento senão suas mãos e sua coragem, também é ressaltado nesse roteiro. "A beleza aqui é como se a gente a bebesse, em copo, taça, longos, preciosos goles servida por Deus. É de pensar que também há um direito à beleza, que dar beleza a quem tem fome de beleza é também um dever cristão", disse o escritor Guimarães Rosa, que tão bem soube retratar o sertão na sua obra-prima “Grande Sertão: Veredas”.

O Governo do Estado e o Sebrae, com o apoio do Ministério do Turismo, estão atuando juntos para divulgar o Roteiro Seridó juntos as operadoras de turismo e as agências de viagens do Sudeste, principalmente.

Nenhum comentário: